Thursday, November 28, 2013

A 'minha' revista JARDINS



Sai hoje a 'minha' revista JARDINS. Neste número fui eu o director-convidado e escolhi o tema PLANTAS EXÓTICAS. A capa, é claro, tinha que ser uma Orquídea, neste caso um bonito Cymbidium. O artigo sobre as orquídeas é muito geral, sobre a importância da compreensão das orquídeas no seu cultivo e sobre o fecho de um ciclo de 60 artigos que escrevi sobre orquídeas. No próximo ano irão continuar a haver orquídeas na JARDINS, mas em novos moldes. Escrevi ainda sobre algumas suculentas menos comuns (obrigado Ezequiel Coelho e Fernando José Fernández Hingking pelas fotos) e sobre o recentemente inaugurado jardim GARDENS BY THE BAY, em Singapura, que visitei há algumas semanas e é tudo o que poderemos querer num jardim botânico. Agradeço aos habituais colaboradores da JARDINS que escreveram artigos que, apesar de estarem dentro da sua especialidade, inseriam-se também neste tema das PLANTAS EXÓTICAS. Assim, a Teresa Chambel escreveu sobre as suas preferências em plantas exóticas para um jardim, o Tiago Veloso escreveu sobre a criação de um jardim tropical na zona de Sintra, o Márcio Meruje sobre as espécies mais exóticas que se utilizam em Bonsai, a Fernanda Botelho sobre a Curcuma, o Pedro Rau sobre o Kiwino e o Jean-Paul Brigand sobre as flores comestíveis da Yucca. Os meus convidados João Franco e Luís Mendonça de Carvalho escreveram respectivamente sobre as flores do Maracujá e sobre as plantas ornamentais na história e na sociedade. Por último quero agradecer à JARDINS pela oportunidade e ao editor, Luis Melo, pela paciência que teve em me 'aturar' nesta edição. E a todos os leitores... espero sinceramente que gostem!

Wednesday, November 27, 2013

Orquídeas cá em casa

Com temperaturas tão baixas e invernosas, é surpreendente ter tantas orquídeas a florir neste momento. E algumas delas estão mesmo no exterior.

Barkeria skinneri


Cymbidium erythraeum


Dendrobium victoriae reginae

Epidendrum 'Ballerina'

Masdevallia Tiger Bay

Paphiopedilum

Paphiopedilum spicerianum


Sophronitis cernua


Monday, November 25, 2013

Jardim de Orquídeas em Kuala Lumpur

Aqui vos deixo alguns bonitos exemplares de orquídeas que vi no Jardim de Orquídeas em Kuala Lumpur. Tinham muitas Vandas, Arundinas e Phalaenopsis. E depois algumas raridades. 
Um mar de cor!


















Sunday, November 24, 2013

Visita a um orquidófilo malaio


O senhor de barbas brancas foi o guia do meu grupo na selva do Parque Nacional de Penang. Ao final do dia, antes de imos para o hotel, ele levou-nos a visitar um amigo que tinhas muitas orquídeas, o senhor que veste um sarongue. Pessoas humildes mas com muito orgulho no que conseguiram na vida. Este senhor é carpinteiro e tinha construído a sua casa com a próprias mãos, disse-me orgulhoso. Convidou-me a entrar para me apresentar a família e para me mostrar os seus aquários. Disse-me que gostava muito de plantas e animais. E tinha uma bonita colecção de Orquídeas.  










Saturday, November 23, 2013

Friday, November 22, 2013

Workshop Orquídeas - Sábado 23.NOV.


Workshop gratuito orientado por mim nos JARDINS SINTRA.
E se ainda não visitou, está na hora de visitar o ORQUIDÁRIO dos JARDINS SINTRA.

Thursday, November 21, 2013

Penang National Park

Uma das grandes aventuras desta viagem foi a visita ao Parque Nacional de Penang. Como podem ver, cheia de paisagens bonitas mas com alguns caminhos não muito fáceis de percorrer. Não era para toda a gente.





E pelo caminho encontrámos 3 tipos de orquídeas no seu habitat natural. Infelizmente não estavam em flor.



Esta cheia de cápsulas de sementes.


Um Grammatophyllum speciosum lá no alto de uma árvore.



E à beira de um regato, finalmente uma orquídea florida!