Tuesday, October 22, 2013

Festa do Outono no Jardim Botânico da Ajuda

No passado Domingo passeio o dia na Exposição de Orquídeas da Associação Portuguesa de Orquidofilia inserida na Festa do Outono do Jardim Botânico da Ajuda.
A exposição estava muito bonita, com muitas orquídeas dos associados e foi visitada por muita gente tornando o espaço pequeno. Foi um dia bem passado, na companhia de amigos e muita gente conhecida!

EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS









EXPOSIÇÃO DE PLANTAS CARNÍVORAS

Organizada pela Associação Portuguesa de Plantas Carnívoras onde muitos visitantes puderam admirar bonitos exemplares destas plantas tão peculiares. 




EXPOSIÇÃO DE BROMÉLIAS E TILLANDSIAS

Apresentada pelo Jorge Freixial (Bromélias do Brejo) com exemplares muito bonitos e raros!





Faltaram fotos dos meus amigos vendedores de suculentas, aos quais peço desculpa por não ter tirado fotos. Gostei de vos ver a todos!


Friday, October 18, 2013

Orquidário Jardins Sintra



O Centro de Jardinagem JARDINS SINTRA, onde trabalho, inaugurou no final de Setembro um novo espaço dedicado às Orquídeas. Depois do sucesso que os ‘Encontros de Orquidofilos’ mensais têm vindo a ter com os workshops gratuitos sobre orquídeas, a abertura desta nova área dentro dos JARDINS SINTRA é um novo aliciante para quem gosta de Orquídeas. 

O Orquidário, de cerca de 40 m2, disponibiliza não só os habituais híbridos de Orquídeas que se encontram normalmente à venda como também outros híbridos raros e espécies botânicas de Orquídeas, difíceis de encontrar nos hortos comuns. 

A partir de agora pode encontrar Orquídeas diferentes e obter toda a informação e acompanhamento, bem como os produtos ideais para o correto tratamento dessas plantas de rara beleza. 

No Orquidário, pelas suas condições de ambiente temperado e tropical húmido, pode encontrar também outras plantas que gostam dessas condições como plantas carnívoras, bromélias, tillandsias, fetos e begónias, entre outras. 

Pode seguir as novidades no Orquidário no Facebook emhttp://www.facebook.com/jardinssintra ou na página http://www.jardinssintra.pt .





Tuesday, October 15, 2013

Thursday, October 10, 2013

Workshop nos Jardins Sintra



Estarei no próximo Sábado, às 15h00, nos Jardins Sintra, a dar um workshop sobre Cattleyas.
É um workshop gratuito dentro dos Encontros de Orquidófilos mensais organizados pelos Jardins Sintra!

Não deixem também de visitar o Orquidário dos Jardins Sintra inaugurado há duas semanas.
(reportagem aqui para breve)

Para mais informações sobre o workshop, siga o link:
http://www.jardinssintra.pt/noticias10.html

Friday, October 04, 2013

Cymbidium sinense 'Variegatum'

Primeira floração, constituída por três pequenas flores, deste Cymbidium que já está comigo há três anos. Foi comprado pequeno, esteve sempre no exterior e valeu a pena esperar.
Este Cymbidium também tem a particularidade de ter algumas folhas debruadas a branco, daí o 'Variegatum' do nome.



Thursday, October 03, 2013

Revista JARDINS de Outubro

Já saiu a revista JARDINS de Outubro.
Neste novo número podem ler o meu artigo sobre Orquídeas onde falo sobre o cultivo de algumas orquídeas no exterior.
Mas muito mais há para ler: Os Crisântemos são a planta do mês e a árvore de Lisboa é a Figueira-da-Austrália (Ficus macrophylla). O Rui Tujeira escreve sobre 'Luta Biológica' às pragas agricolas e o Angelino Pina explica como fazer para proteger-mos as nossas plantas do Percevejo.
O Tiago Veloso escreve sobre 'A Dama-da-noite' (Cestrum nocturnum) e a Teresa Chambel sobre as vantagens da sombra nos jardins. O Bruno Aguiar escreve sobre os jardins como 'Espaços Verdes Familiares, a Fernanda Botelho sobre a 'Avoadinha', uma planta  medicinal e o Pedro Rau sobre a cultura da Chalota.
No pomar, o J. P. Brigans delicia-se com os seus marmelos.
No final, a Vera Nobre da Costa  revela-nos detalhes do Parque Gaudi, em Barcelona!!
Espero que comprem e gostem!

Tuesday, October 01, 2013

Haworthia cooperi var. pilifera variegata

Um bonito exemplar adquirido recentemente. Esta Haworthia variegata é muito bonita e vem juntar-se a outras que tenho por cá.