Tuesday, April 30, 2013

Revista Jardins de Maio


Já está à venda o número de Maio da revista JARDINS onde podem ler mais um bocadinho do meu 'Diário de um Orquidófilo' (pág. 40-41) onde escrevo sobre a época de reenvasamento das orquídeas.
Mas há muito mais para ler nesta revista: a Planta do Mês é a Hemerocallis (O Lírio de Um Dia). Pode aprender como dar um ar mais oriental ao seu jardim com Bordos do Japão (Acer palmatum) e a Teresa Chambel escreve sobre 'Os melhores aromas de Primavera-Verão'. O tema da capa refere as plantas herbáceas para criar contrastes nos jardins. e o Márcio Meruje escreve sobre os 'Cuidados com o Bonsai'. Saiba mais sobre o Castanheiro da India e se não conhece, aprenda o que são 'Tangor e Tangelo'. A Fernanda Botelho escreve sobre as 'Margaridas do Campo' e o Pedro Rau sobre a 'Cultura do Tomilho'. Saiba mais sobre 'Fachadas Verdes', sobre a 'Luz e a Temperatura' para resultados excelentes com Catos e Suculentas. Se não conhece, a Vera Nobre da Costa conta-lhe tudo sobre a história do jardim brasileiro 'Sitios de Burle Marx'. Muito para ler neste número mas o importante é que vá para o jardim!!

Monday, April 29, 2013

Flores do meu jardim

Apesar das florações estarem ainda atrasadas em relação aos anos anteriores, o jardim vai começando a ficar florido. Poucas novidades mas muita coisa que repetiu a floração.


Viola


Cyrtanthus mackenii


Flor de Suculenta


Narciso dobrado


Saxifraga stolonifera

E se quiser ganhar um exemplar assinado do meu livro 'A PAIXÃO PELAS ORQUÍDEAS', ainda vai a tempo de participar. Clique AQUI.

Sunday, April 28, 2013

Blogue Jardins Sintra


Iniciei há poucos dias um blogue do centro de jardinagem onde trabalho, os JARDINS SINTRA. Neste blogue vou tentar mostrar de forma últil e explicativa, as plantas, animais  e produtos que vamos tendo à venda, assim como as novidades, eventos e plantas especiais, bem como as suas caracteristicas e condições do seu cultivo.


Passem por lá, coloquem nos favoritos e divulguem!

Obrigado!

Saturday, April 27, 2013

Bulbophyllum loherianum


O meu Bulbophyllum loherianum está 'plantado' numa taça de cortiça. Fica pendurado na estufa durante todo o ano.
Depois de uma flor em Janeiro, como já é hábito, voltou a florir em Abril, mas desta vez com mais oito flores. Na foto abaixo podem ver várias flores em vários estágios de floração. Fica muito bonita assim.  



Thursday, April 25, 2013

Àcers


Estes são os meus Àcers, no meu jardim em Benfica. As primeiras duas fotos são de um Bonsai de Acer palmatum deshojo e as restantes de Àcers variados em tamanho natural.
Adoro as suas cores e as formas das folhas. 





Cymbidium Eastern Beauty 'Kagaribi'


Uma das minhas últimas aquisições, um híbrido muito bonito que trouxe da exposição de Londres. Este é o resultado do cruzamento do Cymbidium sinense com o Cymbidium Khai Loving Fantasy.
Tem uma cor dourada, com riscas rosa, o labelo é rosado e em forma de colher. É perfumado.



Wednesday, April 24, 2013

Bromélias do Brejo recomenda...


O site BROMÉLIAS DO BREJO do Jorge Freixial, especializado em bromélias e tilandsias, recomenda o meu livro "A PAIXÃO PELAS ORQUÍDEAS" aos seus clientes e amigos.
Aqui fica o meu agradecimento! Abraço e as maiores felicidades!

O meu livro no Brasil



Para os seguidores deste Blogue RESIDENTES NO BRASIL que me têm perguntado se eu envio o meu livro para o Brasil, posso dizer-lhes que já podem comprar o meu livro 'A PAIXÃO PELAS ORQUÍDEAS' no Brasil. Basta fazerem o pedido ao distribuidor aí:

Zamboni Comércio de livros, Ltda
Importação e Distribuição Nacional
Luigi Zamboni - Diretor
(11) 2233-2333
luigizamboni@zambonibooks.com.br

www.zambonibooks.com.br

Zamboni Comércio de Livros Ltda. (ZamboniBooks)
Av. Parada Pinto, 1476
Vila Nova Cachoeirinha
Cep: 02611-002
São Paulo – SP
Brasil

Boas leituras!

Tuesday, April 23, 2013

Dia Internacional do Livro


Para a comemoração do dia de hoje, 23 de Abril - Dia Internacional do Livro, vou oferecer a um dos leitores deste blog um exemplar autografado do meu livro "A PAIXÃO SOBRE AS ORQUÍDEAS - MANUAL DO ORQUIDÓFILO".

Para se habilitarem a esta oferta, basta que coloquem um comentário nesta mensagem com o vosso nome e email.

Este passatempo vai estar em vigor até ao dia 30 de Abril. No dia 1 será revelado aqui o vencedor sorteado.




Monday, April 22, 2013

Sissinghurst, Castle & Gardens


É inevitável visitar os jardins de Sissinghurst quando se visita Great Dixter. As duas propriedades ficam a poucos kílómetros de distância.
Também já tinha estado em Sissinghurst e quis mostrar este jardim ao grupo que me acompanhou. 

Sissinghurst é uma bonita propriedade, com jardins diferentes e temáticos como divisões de uma casa. Tinha estado lá no final do Verão, desta vez fui no início da Primavera. Da próxima vez irei quando tudo estiver pleno de flores, no final da Primavera, início do Verão.

Com a Primavera atrasada, também as florações estavam muito no início, encontrando principalmente bolbos, helleboros e outras flores silvestres que anunciam que a Primavera está próxima. Mas eu não pude esperar. Tenho mesmo que lá voltar mais tarde.










Saturday, April 20, 2013

Flores em Great Dixter











Hoje - Workshop Orquídeas nos JARDINS SINTRA

Hoje, nos JARDINS SINTRA, o Workshop de Orquídeas no encontro mensal de Orquidofilos.
O tema deste mês é 'Orquídeas Sapatinho'.
Será também mostrado um slide show das fotografias da exposição de orquídeas de Londres a que assisti no passado fim-de-semana.


Friday, April 19, 2013

Zygopetalum

Há cerca de 2-3 anos uma tia ofereceu-me um vaso com uma orquídea que não soube identificar. Esteve sempre na rua, num local protegido e sombrio. Há dias fui surpreendido por uma haste floral com 3 bonitas flores abertas. É um híbrido de Zygopetalum. Muito bonito e perfumado!



Thursday, April 18, 2013

Regresso a Great Dixter


Estive pela primeira vez em Great Dixter no início de Outubro de 2010. Chovia a cântaros! Tinha que voltar. Desta vez o tempo foi simpático e o sol brilhou para mim e para o meu grupo durante a nossa visita a esta bonita propriedade. Apesar de já estarmos em Abril, todas as plantas estavam muito atrasadas e a Primavera a dar os primeiros sinais. Da próxima vez, quero ir em Junho ou Julho para ver tudo florido!

Ficam algumas fotos da propriedade mas prometo mais muito em breve!