Thursday, May 31, 2012

Dendrobium keithii


Comprei este Dendrobium em 2008 no Algarve e depois de um 'arranque' lento, quando a planta cresceu começou a florir e nunca mais parou. Não tem flores grandes, como se pode ver, não são exuberantes e não duram muito tempo, talvez um pouco mais que uma semana. No entanto, se procurar bem, em qualquer altura do ano, há sempre botões ou flores. Muito generosa!

Esta planta está montada numa placa de cortiça e está pendurada na estufa.

Wednesday, May 30, 2012

Bulbophyllum Jim Clarkson


Bulbophyllum (lobbii) sumatranum x Bulbophyllum claptonense


Comprei este Bulbophyllum no Congresso de Orquídeas em Budapeste. Tinha uma flor que com o transporte se partiu. Entretanto poucos dias depois começou a nascer um outro botão, muito bonito por sinal e ontem abriu esta magnifica flor.

Este Bulbophyllum é um hibrido primário. Tem uns bolbos grandes que já saem fora do vaso. Uma planta robusta e uma flor muito bonita. O perfume não é muito agradável, como é típico neste género, mas não é dos piores nem muito intenso! 



Novo Bonsai


Acer palmatum atropurpureum

Temos um novo bonsai cá em casa. É um Acer, planta que gosto muito, e tem 18 anos. Agora as folhas já estão verdes mas quando nascem são muito bonitas e vermelhas.
Como já devem saber não percebo muito de bonsai mas este foi para comemorar um aniversário de 18 anos e é muito bonito!! (E não sou eu que tenho que tratar dele. Esse não é o meu departamento)

Tuesday, May 29, 2012

A VERDE E A CORES - Bolbos

Para quem não viu no passado Domingo, pode ver no site da RTP a minha participação no programa 'A VERDE E A CORES' onde dei algumas informações e conselhos sobre bolbos e a sua plantação. Espero que gostem.


Siga o link aqui.

Monday, May 28, 2012

Cirrhopetalum makoyanum

O ano passado esta planta abriu as flores no dia 19 de Maio e este ano no dia 22 de Maio. Chama-se a isto pontualidade botânica!! :-)
Infelizmente a flor só durou dois dias pois foi totalmente comida por alguém (suponho que uma lesma). Felizmente ficaram as fotos!



Bletillas


As Bletillas estão no fim da estação. As albas já secaram e algumas este ano não floriram. Entretanto a Bletilla ochracea (foto abaixo) está muito bonita e apareceu um novo híbrido, a Bletilla striata 'Purple' (foto acima) que parece ter o labelo mais escuro do que as rosa normais. Preciso mesmo de as reenvasar. 


Saturday, May 26, 2012

Prosthechea vespa


Tenho esta planta comigo desde 2007 e só agora floriu pela primeira vez. São também conhecidas como  Encyclia vespa, Anacheilium vespa ou Anacheilium crassilabia entre muitos outros. A grande confusão dos seus nomes deve-se às diferenças que existem na mesma espécie mas em variadas localizações geográficas.  Esta orquídea é originária da América do Sul e cresce em florestas nebulosas de pinheiros.

A minha está na estufa e já foi mudada de vaso duas ou três vezes desde que a comprei, muito pequenina. Tem um substrato à base de casca de pinheiro e fibra de coco para dar uma boa drenagem e arejamento às raízes da planta.


Escaravelhos

Estes pequenos estavam esta manhã a devorar a hortelã.
Não tive coragem para os matar porque são tão bonitos!!



Será que só comem a hortelã?? Se for assim não faz mal.

Monday, May 21, 2012

Oferta de Livro

Tenho um exemplar do livro PAPHIOPEDILUM SPECIES, The Essential Guide de Oakeley and Braem para oferecer.
Para se candidatarem ao livro, basta que escrevam um comentário neste post. Os comentários serão numerados e sorteados no último dia deste mês. No dia 1 de Junho, anuncio o vencedor.



O livro é muito interessante para quem gosta de Paphiopedilum. É como uma enciclopédia com muitas fotos sobre este género da família Orchidacea.

Sunday, May 20, 2012

São Rosas


É bom ver estas 'amigas' que aparecem ano após ano. Acho que já disse tudo o que havia para dizer sobre elas em anos anteriores mas não resisto a admira-las, cheira-las e fotografa-las. Ainda não descobri como se chamam, mas gosto muito delas.





Saturday, May 19, 2012

Hippeastrum


Os meus Hippeastrum começaram a acordar. Este (acima) foi o primeiro e já estão a abrir mais dois. Também no passado fim-de-semana fui a Milfontes e no caminho de regresso passámos pelo Cercal do Alentejo. Na praça principal estava um canteiro cheio de Hippeastrum em plena floração. Wow! Muito bonito!!



Friday, May 18, 2012

Mosaico de Orquídeas de Maio 2012

A florir neste momento no meu Orquidário.


Em cima Esquerda - Phalaenopsis parishii
Em cima Centro - Cymbidium Tiger Moth '!'
Em cima à Direita - Dendrobium nobile
Em baixo à Esquerda - Dendrobium nobile
Em baixo ao Centro - Phakaenopsis Mini Mark
Em baixo à Direita - Masdevallia tenuifolia

Dia do Fascínio pelas Plantas


primeiro dia internacional do fascínio das plantas "Fascination of Plants Day” será organizado sob a égide da European Plant Science Organisation (EPSO). Pretende-se com esta iniciativa fazer com que o maior número possível de pessoas em todo o mundo desperte para o fascínio das plantas e para a importância do seu estudo na melhoria da agricultura e produção sustentável de alimentos, bem como para a horticultura, silvicultura e produção de bens não-alimentares, como papel, madeira, químicos, fármacos e energia. O papel determinante das plantas na conservação do meio ambiente será igualmente objeto de destaque. 

Todos estão convidados a aderir a esta iniciativa!

Para saber que iniciativas se vão realizar em Portugal, clique aqui.

Thursday, May 17, 2012

Sprekelia formosissima


Como sempre, as Sprekelia marcaram presença com as suas flores grandes e vermelhas. São muito bonitas. Há quem diga que são estas as conhecidas como 'Fleur de Lis'. Entretanto já perguntei a um especialista. Vamos esperar pela resposta!

Breathing Planet Campaign film

Tuesday, May 15, 2012

Hoyas


Já há algum tempo que não falo aqui das minhas Hoyas. O Inverno é sempre uma altura complicada e acho que pelo menos uma ou duas 'foram-se embora'. Entretanto há outras que, como podem ver, estão cheias de flores.
A Hoya Carnosa 'Krimson' está 'carregada' e tenho mais duas com pequenas flores. São muito belas, não são??






Maxillaria tenuifolia


Originária do México, esta Maxillaria foi descoberta  perto da cidade de Vera Cruz, no México e descrita por John Lindley em 1837. É uma orquídea epífita mas também encontrada a crescer de forma terrestre. É uma das Maxillarias mais conhecidas pelo aroma adocicado das suas flores que lembra o cheiro de Coco ralado. 

Não é de difícil cultivo, deve ser mantida em ambiente temperado, em substrato de casca de pinheiro,  musgo de esfagno e leca. Gosta de estar em locais iluminados mas sem sol directo. No inverno diminuem-se as regas mas durante o resto do ano a planta deve permanecer húmida sem estar muito impregnada de água.

Esta orquídea é muito parecida com a Maxillaria curtipes cujas flores são muito semelhantes variando somente na forma e tamanho dos pseudobolbos, com uma ligeira diferença no labelo e com um perfume diferente, lembrando o cheiro a cogumelos. 





Festa da Flor de Penafiel


Clique nas fotos para aumentar.






Monday, May 14, 2012

Fuchsia Delta's Sarah


Outras fotos mostrando como as Fuchsias mudam de cor conforme a flor vai envelhecendo. A Fuchsia 'Delta's Sarah' tem as sepalas brancas e as pétalas azul-arroxeadas assim que abre mas à medida que as flores vão envelhecendo, a cor fica esbatida, muito mais clara e mais perto de tons de rosa.
Numa mesma planta, podemos ter flores de vários tons. 


Friday, May 11, 2012

Bonsai no fim-de-semana


Crassula Buddah's Temple


Há muito tempo que andava a tentar comprar uma destas suculentas. É um hibrido, criado em 1959 por Myron Kimnach com o cruzamento da Crassula pyramidalis com a Crassula perfoliata var. falcata. É muito interessante porque a sobreposição e a forma das folhas dão-lhe um aspecto 'quadrado'. É fácil de cultivar e as folhas parecem estar cobertas de um pó branco que as protege do calor. Devemos portanto protege-la do sol forte. Utiliza-se substrato para cactos e suculentas, com boa drenagem e rega-se com alguma frequência na Primavera e Verão (estações de crescimento) e menos no Inverno.
O nome 'Templo de Buda' deve ser pela semelhança entre as folhas sobrepostas e os telhados escalonados dos templos orientais.
A minha planta foi comprada na viagem a Budapeste e tem dois filhotes a rebentar de cada lado da planta principal. 


Thursday, May 10, 2012

Cymbidium Tiger Moth "!" AM/AOS




Este é o último Cymbidium a abrir esta estação. Comprado como 'Jasmim' mas é, de facto, um Cymbidium Tiger Moth "!", resultante do cruzamento dos Cymbidium pumilum x Cymbidium tigrinum. É um Cymbidium miniatura com os pseudobolbos muito pequeninos e as flores também pequenas e perfumadas com as pétalas arrebitadas. Abriu esta semana e está com cinco hastes florais. É um Cymbidium premiado com um Award of Merith pela American Orchid Society em 1992.

Mosaico de Flores de Maio


Algumas flores que alegram o meu jardim neste início do mês de Maio.

Wednesday, May 09, 2012

Acer palmatum atropurpureum


Este é o meu novo Acer que comprei no centro de jardinagem 'JARDINS DE SINTRA'. É muito bonito e já há algum tempo que queria um destes. É o meu quinto Acer e para quem tem um pequeno jardim como o meu, os Acers são árvores ideais para dar cor, sombra e volume ao jardim. E têm folhas lindíssimas. Gostava de visitar um dia os jardins de Westonbirt, em Inglaterra, onde se podem encontrar centenas de Acers. Talvez um dia. Até lá, tenho o meu mini arboretum para admirar todos os dias...

Tuesday, May 08, 2012

Bulbophyllum arfakianum


Este é um dos Bulbophyllum que nunca tinha visto à venda. Encontrei-o no Congresso de Orquídeas em Budapeste e veio comigo para Portugal. Este é alba. A flor normal tem uns tons mais rosados. Como tantos Bulbophyllum, a flor é muito diferente das flores que estamos acostumados a ver.

Esta espécie foi encontrada nas montanhas Arfak na Nova Guiné, em florestas húmidas, até altitudes de 400m,  a crescer em ramos de árvores altas tanto em florestas como em árvores isoladas. Gosta de temperaturas quentes (até 30ºC) durante o dia e nunca deve secar completamente. Devem ser mantidas em locais de luminosidade difusa. A minha está na estufa.


Sunday, May 06, 2012

Bulbophyllum falcatum


São originários das florestas africanas (África central). Gostam de calor e humidade, sem nunca deixar secar o substrato, especialmente nos meses mais quentes. O meu foi comprado o ano passado e esta num vaso com uma mistura de casca de pinheiro, fibra de coco e musgo de esfagno. Tem duas hastes florais grandes cheias de pequeninas flores (1cm) muito bonitas. Estas orquídeas também podem ser montadas em cortiça mas nesse caso temos que ter alguma atenção para não deixar secar demasiado.


Haste floral com as flores em desenvolvimento.


As primeiras flores que abriram.