Monday, December 26, 2011

200,000

E hoje este blog ultrapassou o marco de 200,000 visitas!!
Obrigado a todos os que por aqui passam!!
Fazem sentir-me um bocadinho especial!!


Thursday, December 22, 2011

Inverno


E hoje, pela madrugada e sem grandes alardes, frio e silencioso, chegou o Inverno.

O Sobreiro, Árvore Nacional de Portugal


Hoje, dia 22 de dezembro, pelas 12 horas e 36 minutos, o Parlamento português aprovou, por unanimidade, o Projeto de Resolução que institui o sobreiro como a Árvore Nacional de Portugal.
É um dia histórico para Portugal ou, como tão bem disse hoje, no Parlamento, o deputado Miguel Freitas:

A partir de agora, sempre que se abaterem sobreiros, não se abate apenas uma espécie protegida, abate-se um símbolo da nação.

Pegando nestas palavras, as Associações Árvores de Portugal e Transumância e Natureza relembram que o dia de hoje é um ponto de partida e não um ponto de chegada. Muito há ainda a fazer na defesa desta espécie. Como sempre, estamos inteiramente disponíveis para continuar a lutar, com aqueles que a nós se quiserem juntar, na defesa das causas relacionadas com o sobreiro e os seus povoamentos.
Hoje é o primeiro dia do resto da vida dos sobreiros e dos sobreirais…
Viva o sobreiro!

Texto e foto retirados do site da associação ÁRVORES DE PORTUGAL

Tuesday, December 20, 2011

Plantas e Dinossauros





Mais uma exposição que está no Jardim Botânico de Lisboa, atrás do Museu de História Natural, junto ao Largo do Rato. Na verdade esta é uma exposição que estava abandonada numa estufa também muito abandonada e que foi recuperada. A exposição tem como tema espécies botânicas que existiam na era dos dinossauros e que ainda hoje existem no nosso planeta, ao contrário dos famosos répteis.
Gostei de ver, especialmente o mural com imagens de dinossauros. A estufa está a precisar de arranjo urgente mas está de 'cara lavada' e as espécies presentes são-me muito comuns mas muito interessantes. Tenho muitas delas no meu jardim. Faltou um exemplar do famoso pinheiro de Wollemi. Temos um exemplar em Portugal mas está em Beja.
É uma boa exposição, de temática botânica, como deve ser num Jardim Botânico e espero que chame atenção a muita gente com curiosidade de ver que tipo de plantas coabitaram o nosso planeta com os Dinossauros e sobreviveram todo este tempo e a todas as transformações que o nosso planeta sofreu. 
(espero que o jardim tenha agora maneira de tratar das plantas de modo a que possamos assistir ao seu crescimento.)

Thursday, December 15, 2011

Sementes à solta



Depois de 'Salada de Flores' a Fernanda Botelho escreveu um novo livro mais dedicado ao Outono e às colheitas. Editado pela Dinalivro e com ilustrações de Sara Simões, aqui fica uma boa sugestão para uma prenda de Natal educativa e muito bonita!!

Monday, December 12, 2011

Aloés do Castelo de Milfontes





Este fim-de-semana fui à terrinha visitar a família. Num passeio à beira-rio notei que os Aloés junto ao castelo estavam todos em flor. Faziam uma bonita moldura ao castelo.

Wednesday, December 07, 2011

Jardim Botânico de Lisboa II

Outra razão que me levou ao Jardim Botânico de Lisboa foi a Exposição de Cogumelos no Palmário do jardim. Uma exposição que, pela pouca duração dos fungos, esteve patente somente durante uma semana. Gostei muito e desconhecia a riqueza de cogumelos que tinhamos em Portugal. A senhora que estava na exposição foi uma simpatia e fez-nos uma visita guiada pelas diversas espécies distribuídas pelos três tabeleiros da exposição que representavam três habitats onde podemos encontrar Cogumelos em Portugal. Todos os cogumelos expostos foram apanhados num raio de 25 Km à volta de Lisboa.

É de louvar esta exposição e outra que foi recentemente renovada no mesmo jardim. São exposições que têm a ver com a natureza e não feirinhas ou festarolas como é hábito em outros espaços que se chamam jardins mas que de botânicos têm cada vez menos.

 





Tuesday, December 06, 2011

Jardim Botânico de Lisboa I








Este fim-de-semana fui visitar o Jardim Botânico de Lisboa, junto ao Príncipe Real. É um jardim que tem grande potencialidade e uma bonita colecção botânica mas que se encontra algo degradado e com falta de meios e condições para ser o jardim que poderia ser.

Estava todo 'enfeitado' para a quadra natalícia, cheio de Estrelas de Natal, Balõesinhos vermelhos e Bagas douradas. Apesar do dia cinzento, as cores brilhavam no jardim.

É um local onde gosto sempre de passear.