Monday, November 28, 2011

Vestido de Outono


Este meu Ácer vestiu-se de Outono para celebrar a estação. É assim, a cor no meu jardim.

Sunday, November 27, 2011

Saia negra.




As poucas flores que persistem no meu jardim são as Fuchsias. Pouca quantidade mas flores grandes e perfeitas. Esta é a que tem as pétalas mais escuras, quase negras. É muito bonita.


Wednesday, November 23, 2011

Revista JARDINS de Dezembro


Com o mês de Dezembro a aproximar-se a largos passos, saiu já o último número deste ano da revista JARDINS. Neste número podem ler o meu artigo sobre as FOLHAS DAS ORQUÍDEAS e a sua linguagem. Podem ainda encontrar neste número muitos artigos interessantes, entre eles um sobre a RECUPERAÇÃO DO JARDIM DE SANT'ANA, nos Açores, o artigo da Fernanda Botelho sobre os usos do CRAVINHO, o Pedro Rau escreve sobre as MALAGUETAS, o J.P. Brigand sobre a UVA MORANGUEIRO e o Paulo Lourenço sobre as carnívoras DROSERAS TROPICAIS. Como podem ver, muito para ler e para aprender, agora que muitos dos dias não conseguimos ir para o jardim. É o chamado 'jardinar no sofá'. Boas leituras!!

Tuesday, November 22, 2011

Descoberta orquídea nocturna

Nas florestas tropicais da ilha da Nova Bretanha, perto da Papuásia-Nova Guiné, botânicos descobriram uma orquídea que só abre as suas pétalas de noite, a única até agora conhecida de um total de 25.000 espécies.

Bulbophyllum nocturnum

Continuar a ler o artigo do jornal PÚBLICO

Saturday, November 19, 2011

Paphiopedilum wardii

Originário da Birmânia e da China, este sapatinho é encontrado no solo florestal, na base das árvores e nas encostas de musgo das florestas a altitudes entre os 1200 e os 1500 metros. Não necessita de altas temperaturas e gosta de humidade não devendo o solo secar completamente em nenhuma ocasião.



O meu exemplar veio este ano da exposição de Londres e esta é a primeira floração. A planta é relativamente pequena. Demorou vários meses desde o aparecimento do botão até à sua abertura. Mas valeu a espera. é muito bonito cheio de pequenas verrugas e pelinhos nas petalas.

Friday, November 18, 2011

Flor de Aechmea calyculata



Esta foi outra que ficou com as folhas muito danificadas com a queda de granizo de Março passado. Ainda se nota nas folhas mais baixas que ficaram feitas em tiras. Entretanto foi colocada no chão da estufa entre Begónias e Fetos. Gostou do locou pois voltou a florir. É da família da Bromeliaceae e tem uma flor em forma de pinha que vai abrindo sucessivamente em pequenas flores amarelo-vivo.

Thursday, November 17, 2011

Dendrobium oligophyllum



Mais uma miniatura que floriu pela primeira vez, esta com uma bonita e pequenina flor branca. É originário da Tailândia e do Vietname onde cresce em climas quentes e húmidos a altitudes de cerca de 650m. É chamada de 'Dendrobium de poucas folhas'.
O meu está montado numa pequena placa de aglomerado de cortiça e é cultivada na estufa.


Friday, November 11, 2011

Haemanthus albiflos


Esta planta foi uma das que ficou mais danificada na queda de granizo em Março deste ano. Como tem as folhas grossas, a força do granizo deixou-as em muito mau estado.
Mas a recuperação foi incrível e a planta já está, de novo, muito bonita, com um novo rebento e com duas bonitas flores para me alegrar.

Para saber mais sobre esta planta, clique AQUI.

Thursday, November 10, 2011

Pelatantheria





Conforme aconteceu no início de Novembro de 2009, a Pelatantheria volta a florir. Estas minúsculas flores são muito bonitas.

Friday, November 04, 2011

Timidante... a Hoya floriu



Esta floração quase me passava despercebida. É a primeira vez e faz também parte do grupo de Hoyas que encomendei do estrangeiro. Outra que tenho que investigar o nome.

Mas é muito bonita, não é??

Wednesday, November 02, 2011

Aves de Portugal



Este livro é indispensável para quem gosta de observar aves ou identificar as aves que aparecem nos vossos jardins. Contém todas as aves que podem ser encontradas em Portugal.

Este novo livro pode ser comprado na LOJA DE HISTÓRIA NATURAL ou podem pedir que vos será enviado pelo correio. Aproveitem os descontos de lançamento. Uma fantástica prenda para este Natal.