Saturday, August 27, 2011

Leituras de Agosto


'The Orchid in Lore and Legend', de Luigi Berliocchi foi o livro que terminei esta semana. É um livro sobre tudo o que os livros sobre orquídeas geralmente não costumam ter: A história, as lendas, os grandes orquidófilos, orquídeas nas diferentes áreas artísticas e muito mais. É um livro delicioso onde se aprende muito sobre orquídeas e pouco sobre o cultivo. Para quem se interessa, como eu, pela história da jardinagem e por orquídeas, este é o livro onde tudo está reunido. Um livro muito interessante.

Entretanto comecei a ler um livro de ficção que também anda à volta de jardins. Uma história passada no século passado, nos anos 30, na pequena cidade de Darling, nos Estados Unidos em que um grupo de senhoras que pertencem a um clube de Jardinagem, as 'Darling Dahlias' se envolve tanto no dia-a-dia do clube como na resolução de alguns mistérios que ocorrem na cidade. Para já, ainda estou muito no início, mas estou a adorar e a divertir-me imenso com as caricatas personagens da história.
Saiu também esta semana o número de Setembro da revista JARDINS onde entre muitos artigos interessante sobre jardinagem, podem ler o meu artigo mensal sobre ORQUÍDEAS, desta vez sobre um género que gosto muito, AS ANGULOA e também o artigo do meu amigo J.P. na secção O POMAR, com algumas curiosidades sobre um fruto que todos conhecemos, AS AMEIXAS.

Tuesday, August 23, 2011

Mais Tagetes patula



Continuam a florir no meu jardim em grande quantidade. As flores vão nascendo com várias cores, matizadas, veremelho a castanhado, tons de laranja... Não sei o que provoca, na mesma planta, esta disparidade de cores... São muito bonitas. Gosto de as fotografar. E são tão fáceis de cuidar!!


Thursday, August 18, 2011

Spanish Paradise

Crocosmia Mistral


Estão muito bonitas nesta altura do ano e são ideais para plantar em bordaduras, canteiros ou simples vasos. São originárias da África do Sul e gostam de locais solarengos ou de sombra parcial e solos que não sequem muito facilmente.
Comprei dois tipos diferentes diferentes de cormos, mas todas as que nasceram iguais. As suas cores vermelho alaranjado fazem um bonito contraste com o verde brilhante das folhas ponteagudas. Uma boa escolha para qualquer jardim.

Saturday, August 13, 2011

Lilium Amarelo


Este Lilium novo é um daqueles que quando abriu não deixou ninguém indiferente. Com a haste alta, emergiu no meio das Fuchsias e o efeito não podia ser mais bonito! As flores não são muito grandes mas são em grande número. A cor, um bonito amarelo forte e brilhante, destaca-se em qualquer jardim.

Wednesday, August 10, 2011

The English Pleasure Garden 1660 - 1860


Um bonito livro sobre a história dos jardins recreativos ingleses entre os anos 1660 e 1860.
Muito interessante e muito curioso saber como eram os costumes da alta sociedade britânica, os costumes e as diversões que tinham na altura em que os jardins recreativos apareceram e se tornaram socialmente muito importantes.
Quem conhece alguns jardins ingleses contemporâneos não tem dificuldade em imaginar como seria entre os Séc. XVII e XIX.

Monday, August 08, 2011

Um Mar de Fuchsias


O meu jardim é, no início de Agosto, um mar de Fuchsias. De tantas cores e combinações e de formas e tamanhos tão diferentes. São das flores que gosto há mais tempo. Lembro-me de gostar delas desde pequenino, de visitar o jardim da minha avó ou da minha tia Prazeres e de rebentar os botões das primeiras Fuchsias para espreitar as petalas rendilhadas e coloridas que estavam lá dentro. (E também porque gostava de ouvir o 'Pop' que faziam ao rebentar.)

As Fuchsias devem o seu nome a um botânico alemão, Leonard Fuchs, não que o senhor as tivésse descoberto, o nome foi-lhes dado em homenagem a ele. O botânico renascentista nem nunca viu a planta que recebeu o seu nome pois quando o primeiro exemplar chegou à Europa vindo da América do Sul, já este tinha morrido há muitos anos. No entanto, as Fuchsias cá estão para o lembrar e manter a sua memória e trabalho vivos até aos dias de hoje.




Thursday, August 04, 2011

Wrest Park reabre ao publico após recuperação de 20 anos.

Cada nação dá importância a certas coisas. Por cá, jamais se gastariam tanto dinheiro para a recuperação de um jardim. Talvez para um estádio de futebol, nunca para um jardim.





Deixo-vos aqui uma boa notícias sobre um jardim inglês com cerca de três séculos de existência que após grandes obras de recuperação, abre as suas portas novamente ao público. Será, sem dúvida, um dos meus destinos quando regressar a Inglaterra.

England’s largest secret garden will open its doors to the public today to reveal its first phase of a 20-year revamp.
Wrest Park in Bedfordshire has been kept in the dark for over half a century, but a £3.8m project to restore the site’s gardens and woodlands will put the charming secret garden back on the map again.
The 90-acre park prides itself on being one of the few places in the world where visitors can see 300 years of the evolution of landscape gardening, according to English Heritage - which took over the project in 2006.
Highlights of the first phase of the restoration include a late Victorian rose garden and an Italian garden which have been transformed to their original layouts.
Visitors can also meander through miles of historic pathways and overgrown vistas as they indulge in all the beauty Wrest Park has to offer.
Simon Thurley, chief executive of English Heritage said: “Wrest Park tells the story of England's love affair with landscape. It is a unique place capturing three hundred years of gardening history.”
“So now with the successful completion of this first phase of restoration, Wrest Park can rightfully reclaim its place as one of the great gardens of England.”



Wednesday, August 03, 2011

Borda D'Água

Todos os anos compro o almanaque BORDA D'ÁGUA. Só mesmo por tradição porque para além de algum informação sobre o calendário, não me tem grande utilidade. E terá utilidade para alguém?
Ora vejamos, o senhor da cartola e do fraque com abas de grilo que aparecem em todas as capas já tem 83 anos e uma palavra que não faz parte do BORDA D'ÁGUA é a palavra (e o conceito) 'evolução'. Será que após 83 anos ainda terão de publicar brejeríces e informações desactualizadas que não são úteis para ninguém. É que nem o tiosinho lá da terra já faz as coisas segundo o calendário do almanaque.
Acho sinceramente que alguém devia pôr mãos à obra e fazer um almaque para jardineiros ou para quem vive e gosta do campo. Não estou a dizer que se mande o coitado do senhor da cartola para a reforma mas o BORDA D'ÁGUA é como aqueles velhotes cheios de histórias, ditados populares e coisas do antigamente que todos gostamos de ler mas que não damos muito crédito.

Aproveito aqui para homenagear um casal de velhotes que era muito destas coisas, o tio Heleno e a tia Aurora. Já ambos morreram fisicamente mas continuam vivos na minha memória. Eu era miúdo e ele adorava contar-me coisas que tinha aprendido num livro ainda mais velho que ele de História de Portugal. 'Não chateies o moço com as tuas histórias!', disse ela tantas vezes. E lá íamos os dois ver as galinhas que estavam a chocar ovos de faisão ou codorniz, ver as novas crias de canários ou alimentar os pequenos perus brancos com urtigas cortadas como se fosse caldo verde., Com eles aprendi muito, com o BORDA D'ÁGUA nem tanto...

Monday, August 01, 2011

Dália 'Honka'


Acho que esta é a última Dália nova que faltava florir. Comprei-a porque tem esta forma estranha, com as pétalas compridas, como um moinho de vento. É uma Dália que ganhou o prémio 'Garden Merit' da RHS.
A planta atinge os 70cm e o seu cultivo é fácil como a maioria das Dálias, deve ser plantada por volta de Março e dá flores durante o Verão.