Saturday, July 30, 2011

Rosa Púrpura com Abelhas


Tenho esta roseira já há alguns anos e só este ano descobri que tem o mais maravilhoso perfume que eu cheirei numa rosa. O que eu as tenho cheirado este ano! E o facto é que desde o início da Primavera que têm dado flores atrás de flores. A única coisa a fazer, é ir limpando os frutos assim que as pétalas caem. Entretanto quando as podei, em Janeiro passado, espetei umas estacas num outro vaso e parece que pegou. Já está com um botão. Espero que seja igualsinha à mãe.
Quem também gosta muito destas rosas são as abelhas. Estou no meio de prédios mas elas aparecem, sabe-se lá de que colmeia, para visitarem e polinizarem as minhas flores. Por ali andam desde o raiar ao pôr do sol. Gostava de saber quem é o apicultor dono delas para ir reinvidicar um pote mel como paga do pólen que tenho fornecido.

Adorava saber o nome dela...

Thursday, July 28, 2011

Hoya carnosa 'Krimson'



Mais uma Hoya, desta vez um hibrido da H. carnosa. A planta tem as folhas variegadas, cresceu imenso e tem vários cachos de flores como este.

Wednesday, July 27, 2011

Papoila da California

Deram-me há tempos uma pequenina Papoila da California, que tem o lindo nome científico de Eschscholzia californica. A planta nunca ficou muito forte e pensei que não chegava a dar flores. Lembrei-me que talvez gostasse de mais sol e mudei-a para um local solarengo. Afinal decidiu presentear-me com uma florsinha e já vem outra a caminho. Uma particularidade destas flores, para além da cor amarelo forte, é o facto de fecharem à noite. A primeira foto foi tirada ontem durante o dia e a segunda hoje às 7 da manhã, assim que acordei, e já começava a abrir perante os primeiros raios de sol. Sei pouco sobre elas mas espero mantê-las por muitos anos mais pois são muito bonitas e o amarelo é lindíssimo. Pelo que me dizem, são fáceis de dar sementes.



Eschscholzia californica

Tuesday, July 26, 2011

Racinaea crispa



Trazida de Paris em Junho, esta planta da família das Bromeliaceae é muito interessante e curiosa. É originária da Colômbia e tem as folhas meio torcidas. As flores sai da extrutura que vêem na foto de cor amarela. As florinhas saiem alternadamente dali de dentro.

Deve ser regada com água destilada e fertilizada a cada 2 meses com fertilizante para orquídeas diluído. São plantas epífitas mas esta vinha num pequeno vaso com musgo de esfagno porque tinha sido recentemente separada. Assim continua e tem três filhotes que parecem estar a desenvolver-se bem. Gosta de temperaturas quentinhas mas é resistentente dando-se bem entre os 10 e os 30ºC. Não deve ser colocada ao sol directo.

Monday, July 25, 2011

Hepáticas




Acontece com frequência por aqui, assim como deve de acontecer por muitos outros jardins, quando compro vasos com plantas, estas não trazerem só as espécies que compro, mas outras que crescem sem a nossa 'autorização'. Muitas são ervas daninhas, por vezes são fetos e desta vez foi uma espécie de Liquens que, reparei ontem quando tirava ervas dos vasos, se estão a propagar por diversos vasos deixando uns bonitos tapetes verdes a cobrir a terra. Acho engraçado o aspecto aveludado com umas pequenas 'crateras' na superfície das folhas. Alguém me sabe dizer o que é isto? Para já tenho deixado ficar e até tenho ajudado a propagar por outros vasos...


Friday, July 22, 2011

Bulbophyllum 'Valley Isle Queen'



Um híbrido (B. jersey X B. echinolabium) que trouxe o ano passado quando fui fazer o curso no sul de Inglaterra. Um grande flor vermelho acobreada, muito bonita e elegante mas com um perfume pouco agradável que, felizmente, só se sente se aproximarmos o nariz. A planta também se adaptou bem à minha estufa e está com novos pseudobolbos e raízes.
Este Bulbophyllum gosta de temperaturas temperadas e não gosta de ter o substracto muito molhado. Aliás, essa foi a razão do apodrecimento, o ano passado, de uma haste floral que não chegou a abrir.
Mas desta vez, aqui está, muito bonito. Gosto muito de ver o labelo mover-se com a circulação do ar.

200

E este Blog tem já 200 amigos seguidores!
Obrigado pelas vossas visitas e comentários!

Thursday, July 21, 2011

Pergunta sobre Scaevola aemula


Alguém sabe como é que a Scaevola aemula se propaga?? Já tenho a planta há dois anos e nunca lhe vi sementes. Será que é por estacas??

Insectos no Jardim



Porque um jardim também é feito de recordações...

Saturday, July 16, 2011

Malaxis calophylla



Esta orquídea terrestre foi uma das mais recentes compras, da viagem a Paris. A planta tem umas folhas lindas castanhas e douradas. Tem uns pseudobolbos pequenos e umas flores minúsculas e muito redondinhas. Pode ser encontrada na Índia, Himalaias, Tailândia, Malásia, Vietname e Bornéu. Gosta de solos húmidos, climas temperados e luz filtrada.
Comprei-a já com a haste floral em formação e está agora a abrir as pequeninas flores. Mas a maior beleza está nas folhas.

Friday, July 15, 2011

Cattleya bicolor



Gosto muito desta Cattleya originária das florestas temperadas do Brasil. Enquanto as sépalas e petalas são verdes sombreadas, o labelo tem uma cor rosa brilhante que sobressai no meio da vegetação da estufa. Comprei-a em Maio de 2008 e esta é a sua terceira floração. Floriu em Outubro de 2008 e Agosto de 2010 e agora, em Julho de 2011. É interessante ver como as florações variam dentro da estufa.
Esta Cattleya vai ter que ser reenvasada pois está dentro de um pequeno vaso de plástico e as raízes aéreas já estão espalhadas pelas ripas de madeira do tabuleiro da estufa. Infelizmente vou ter que cortar algumas raízes para a conseguir tirar dali.

Monday, July 11, 2011

Acidanthera bicolor


O ano passado comprei alguns destes bolbos mas as flores não abriram. Acho que foi do calor em demasia. Este ano, com o Verão mais fresco que temos tido, tive esta surpresa. Até porque já me tinha esquecido deles. Eu planto tanta coisa que por vezes me esqueço e depois fico todo contente quando as flores aparecem.
São muito bonitas e grandes. E este foi o primeiro botão a abrir. Vamos ver como fica com mais flores abertas.


Dália 'Pooh'


Mais uma Dália que floriu pela primeira vez no meu jardim. Esta também das que trouxe de Inglaterra. É uma bonita Collarette de nome 'Pooh' em honra ao ursinho Winnie the Pooh.
As suas cores são muito fortes e vibrantes alternando bem o branco, o amarelo, o laranja e overmelho!!
A planta é grande, forte e sem grandes problemas de cultivo!!

Sunday, July 10, 2011

Árvores de Lisboa

São grandes e frondosas, têm folhas de muitos tipos, raízes subterrâneas, de superfície ou aéreas, troncos com picos, carnudos, rosados, barrigudos ou com cascas variadas. Estão por toda a cidade, silenciosas, a darem-nos sombra e a perfumar o ar. São as Árvores de Lisboa que visitei hoje com um fantástico grupo de mais de cinquenta pessoas. É bom ver a aderência das pessoas a estes tipos de passeios.

A organização esteve a cargo da Associação ÁRVORES DE PORTUGAL e da LOJA DE HISTÓRIA NATURAL. O guia foi o Rui Pedro Lérias que nos mostrou algumas das árvores classificadas de Lisboa, as suas caracteristicas, a sua história, e a sua relação com a cidade de Lisboa .

Adorei o passeio e espero que estas e outras árvores sejam preservadas porque são seres vivos que nos merecem o maior respeito e nos dão tanto e tantas vezes são mal tratadas por nós. Todos podemos fazer algo por elas e este passeio foi uma maneira de o mostrar.










Hoje é um bom dia...

... para visitar árvores.

Thursday, July 07, 2011

Dália 'Bishop of Llandaff'




Já conhecia esta Dália há algum tempo, de fotografias e artigos, pela beleza das suas cores e o magnífico contraste entre as flores duplas de petalas vermelhas com o centroda flor amarelo e as folhas escuras em tom de bronze e negro. Admirei-as ao vivo quando visitei Sissinghurst e Great Dixter. Foi mesmo o Jardineiro-chefe de Great Dixter que escreveu na edição comemorativa do 20º aniversário da revista inglesa GARDENERS WORLD que achava que esta era a sua Dália favorita.

Transcrevo para aqui o pequeno artigo de Fergus Garrett, em resposta à pergunta Qual é a melhor Dália?

"MELHOR DÁLIA
Dahlia 'Bishop of Llandaff'
Escolhida por Fergus Garrett

A Dália tem um passado de fama alternada - desde os seus anos gloriosos do inícios dos 1900's onde foi muito amada e plantada em todos os jardins aos 1980's quando foi ridicularizada e tida como de mau gosto. É claro que esta snobice foi abandonada quando as pessoas viram a planta pelo que ela é. Agora está a gozar um resurgimento da sua popularidade com os jardineiros a desejarem cores espampanantes, brilhantes e exóticas de um carnaval como só as pomposas Dálias podem oferecer.
Há muitas variedades de Dálias no mercado que se salientam, mas só pode haver uma vencedora. A Dália 'Bishop of Llandaff' é a mais conhecida de todas as Dálias de jardim. Criada em 1924, passou o teste do tempo e cruzou todas as fronteiras do gosto. As planta que vemos hoje em dia  podem variar na qualidade mas a maioria é ainda muito boa. De tamanho médio, brilhante, vermelho-vivo, as flores duplas de centro amarelo são elevadas entre os 100 - 150cm de altura, bem acima da folhagem recortada como um feto e de cor bronze-escuro. As folhas são grossas e decorativas merecedoras do seu lugar numa bordadura mesmo antes do aparecimento das flores em Julho. A floração continua a todo o vapor até Outubro, quando chegam as primeiras geadas.

Cresce até 150cm e 60cm de largura
Gosta de muito sol
Gosta de solos ricos, húmidos e com boa drenagem
Floração entre Julho e Outubro
Plantação quando terminarem as geadas"

Tuesday, July 05, 2011

Hoje...

Estou cansado demais para escrever. Até amanhã!

Dalia 'Little William'

Monday, July 04, 2011

Sobralia Surpresa

Em Março passado, quando caiu a tempestade de granizo na zona onde moro, praticamente tudo ficou destruído. Entretanto a maior parte das plantas já recuperou com excepção das suculentas e das poucas orquídeas que estão no exterior. O seu crescimento é mais lento e ainda não recuperaram. Para esquecer este mau episódio, escondi as plantas mais danificadas entre outras plantas para assim recuperarem sem serem vistas e também para as proteger do sol do Verão.
As Sobralias, tenho quatro vasos, foram das mais danificadas pois são plantas finas e que partem facilmente. Como as flores aparecem na ponta, não tinha qualquer esperança de ter flores este ano. Foram escondidas atrás de uma pérgula, entre os Ácers que as protegem do sol e do vento.
Qual não é o meu espanto quanto ontem, enquanto regava, vi a flor de uma Sobralia a espreitar pelo gradeamento da pérgula. Se tivésse florido para o outro lado, provavelmente teria passado despercebida. Fiquei muito contente. Já tinha constatado que as plantas estavam a recuperar, que já tinham novos rebentos, mas esta flor foi uma autêntica supresa!!


Esta planta foi-me oferecida por uma tia. Uma Sobralia Mirabilis.
Um hibrido de Sobralia macrantha x Sobralia Veitchii.
(obrigado pela identificação, Américo)

Gladíolos


Não são as minhas flores favoritas mas gostei da cor destes e resolvi experimentar. As plantas têm o caule cheio de 'ferrugem' junto ao solo mas floriram bem. Têm uma cor alegre e neste seu segundo ano cresceram muito altos. Acho que são suficientemente bonitos para ficarem no jardim!


Saturday, July 02, 2011

Dendrobium densiflorum



Estas orquídeas originárias das zonas de floresta quentes e húmidas asiáticas (Himalaias, China, etc) entre os 1200 - 2000 m de altitude dão flores em cachos e são muito bonitas.
Esta minha planta que está na estufa o ano passado deu duas hastes florais e este ano deu uma mas maior. Tem também alguns rebentos com bastante vigor. Está num vaso de barro perfurado e como substracto tem uma mistura de casca de pinheiro, leca fina, fibra de coco e musgo de esfagno.


Friday, July 01, 2011

Visita às Àrvores de Lisboa


No próximo Domingo, dia 10 de Julho, vou fazer uma visita às àrvores de Lisboa. Num passeio organizado pela ÁRVORES DE PORTUGAL e pela LOJA DE HISTÓRIA NATURAL, o percurso começará no Jardim do Campo dos Mártires e seguirá até ao Jardim do Príncipe Real, passando pela Avenida da Liberdade e pela Praça da Alegria. Estes espaços incluem um grande número de árvores monumentais e classificadas, algumas desde a década de 1940.

Não querem vir??

Mais informações AQUI.

Este mês na JARDINS...


Este mês na JARDINS, podem ler o meu artigo sobre um dos meus géneros preferidos na grande familia das Orquidáceas, os Bulbophyllum.
E ainda podem aprender mais sobre Dálias, sobre as utilidades dos Oregãos, sobre as Nêsperas, Ikebana, sobre jardins portugueses e da Bulgária, enfim, muito para ler sobre o que se vai fazendo neste país cada vez menos verde.