Monday, February 28, 2011

Gardeners' World - 20º Aniversário


Enquanto por cá a revista MUNDO DAS PLANTAS E JARDINAGEM termina de maneira estúpida, os ingleses comemoram este mês os vinte anos da revista GARDENERS' WORLD.
É uma revista muito boa, tem também um grande marketing de suporte, assim como o programa de televisão com o mesmo nome na BBC. Já assinei alguns anos mas agora compro só alguns números quando algum tema me chama a atenção.
Só não vos digo para deixarem de comprar as revistas portuguesas porque há que apoiar o pouco que temos ou tudo desaparece, senão dizia-vos que mais valia assinar esta GARDENERS' WORLD.
Que sejam pelo menos mais 20 anos a apaixonar-nos pela jardinagem!!

Saturday, February 26, 2011

Guzmania Limones



Uma nova Bromélia na minha colecção. Bastante interessante, tanto a peculiar flor como as cores das folhas.

Thursday, February 24, 2011

E ainda as Camélias



Estão no auge, as minhas Camélias. No nosso país são as rainhas e no próximo mês multiplicam-se os eventos com estas flores. Exposições e Festivais em várias localidades nortenhas.
Entretanto a RTP mostrou uma reportagem sobre a maior colecção do mundo de Camélias. É verdade, é em Portugal. Para além do que a reportagem mostra, fiquei com alguma pena ao pensar que aquele senhor, nos seus 80s, deve estar preocupado com o futuro da sua colecção. Que pena não haver uma associação que pegue na colecção e a possa manter e também apoiar, divulgar e proteger. Enfim, estamos em Portugal.




Wednesday, February 23, 2011

Domingo de Jardinagem II

Este ano podei as Clematis. Não sei se fiz bem ou mal, nem se fiz na altura certa. Sei que há maneiras de o fazer, tenho um livro e tudo, mas confesso que não percebi muito bem. Assim fiz como achei que devia fazer. Vamos ver o resultado.

Mistura de Suculentas

O ano passado comprei quatro pequenos vasos de Azáleas e coloquei-os todos num vaso grande. E este é o resultado, passado um ano.

Cyclamen. Nascem por todo o lado, acho que de sementes. No entanto ainda só este é que floriu. Gosto principalmente dos desenhos das folhas destas plantas.

Como podem ver, tudo sinais de que a Primavera está aí ao 'virar da Esquina'...

Tuesday, February 22, 2011

Domingo de Jardinagem

Hardenbergia violacea

Vista do meu quarto

A zona mais sombria e fresca

A nova Pérgula e vasos, vasos e mais vasos

Narciso

Muscaris

Fez no dia 14 quatro anos que nos mudámos para esta casa. No Domingo passado o mau tempo fez um intervalo e conseguimos limpar um bocado do jardim e montar a terceira pérgula. Já só faltam duas. É uma canseira andar a mudar vasos de um sítio para o outro, arrancar ervas, podar (com atraso) o resto das Fuchsias e das Roseiras. Foi limpar, limpar, limpar...
No entanto foi compensador. O tempo passado no jardim faz-me sempre bem e só tenho pena de não ser um jardim com terra e canteiros. É um desafio cultivar tudo em vasos.
Assim, conseguimos ter dois terços do jardim limpos no final de Fevereiro. E a Primavera já espreita e salpica de cores garridas aqui e ali. Good Job!

Saturday, February 19, 2011

Wednesday, February 16, 2011

Azáleas


Esta pequena Azálea foi comprada na EXPOJARDIM vai fazer 3 anos. O ano passado deu poucas flores e pensei que se ia embora. Mudei-a de vaso e coloquei-a num local mais abrigado no jardim.
Este ano mostrou-se agradecida e está já a anunciar a Primavera que, com a tempestade que sopra lá fora, parece que que ainda vai tardar.


Mais informações no site da SOCIEDADE PORTUGUESA DE BOTÂNICA.

Cymbidium Erythraeum diferente



Este Cymbidium vinha misturado numa remessa de Cymbidium erythraeum. São de facto diferentes, com as pétalas mas largas e mais claras. Um híbrido? Uma planta que desgenerou?
Não sei. Mas veio para casa comigo! Gostei muito dele.

Tuesday, February 15, 2011

Associação Portuguesa de Plantas Carnívoras


Foi com grande satisfação que recebi a notícia de que já temos uma associação de Plantas Carnívoras no nosso país. Sendo uma família botânica pela qual tenho bastante curiosidade e por querer aprender mais sobre estas plantas fantásticas, não hesitei em inscrever-me.

A todos os que se interessarem por plantas carnívoras, espero que se inscrevam para tornar a associação grande e forte para se poder fazer cada vez mais sobre estas plantas no nosso país. São só 12,50 Euros por ano.

Aqui fica o link: http://www.appcarnivoras.org/

Dear Christo, o livro


Dear Christo, Memories of Christopher Lloyd at Great Dixter
Depois de ter lido vários livros escritos por Christopher Lloyd, a minha curiosidade em visitar o seu jardim, Great Dixter, no sul de Inglaterra, era imensa e no Outono do ano passado consegui realizar esse meu sonho. Apesar de ter apanhado um típico dia de chuva inglês, não foi esse contratempo que tirou a magia de estar no jardim de um dos mais famosos jardineiros britânicos. Fiz a visita ao edifício principal, uma antiga casa com aspecto atarracado, muito bonita, cheia de história e personalidade e depois os jardins, um imenso labirinto de recantos fantásticos onde cada planta, cada vaso, cada árvore tem a sua função. Adorei e tenho que voltar para admirar o jardim numa Primavera, em plena floração.
O proprietário deste jardim, Christopher Lloyd, que se tornou conhecido no mundo da jardinagem pelos seus artigos que escreveu durante 17 anos na revista 'Country Living' e pelos seus inúmeros livros de jardinagem, faleceu em 2006, poucos meses antes de eu ter lido pela primeira vez um dos seus livros, de que também já falei aqui neste blog.
Este livro - Dear Christo - foi editado em Outubro de 2010 e é uma homenagem póstuma de todos os amigos e pessoas que foram 'tocadas' por ele de uma maneira ou outra, pela sua generosidade, pelos seus conhecimentos de plantas e jardinagem ou pela sua peculiar personalidade que não deixou ninguém indiferente. No livro, algumas dezenas de pessoas importantes no mundo da jardinagem e no mundo das artes, deixam o seu contributo em forma de texto onde escrevem sobre o que mais os marcou no homem, na obra ou no jardim.
Infelizmente já não fui a tempo de o conhecer em vida mas a sua obra é imensa e o seu contributo para a jardinagem vai influenciar muita gente, como aconteceu comigo, mesmo após a sua morte.
Na minha breve visita a Great Dixter troquei algumas palavras com Fergus Garett, o jardineiro actualmente responsável pelo jardim e que trabalhou com Christopher Lloyd durante 15 anos. Na minha opinião ficou tudo em boas mãos.
Um bom livro para quem é admirador da obra de Christopher Lloyd.

Saturday, February 12, 2011

Oncidium hibrido


Esta planta, apesar de ter sido muito atacada por cochonilha e de ter ficado fragilisada, teve ainda forças para dar duas hastes florais cheias de pequenas flores laranja.
Uma planta resistente e lutadora.

Thursday, February 10, 2011

Cymbidium tracyanum


Este é tão fotogénico que não me canso de o fotografar.
Tenho um vaso para venda na loja.

Wednesday, February 09, 2011

Clivia miniata


A Clivia começou a abrir as flores. Lindas!
Imagino quando estiverem todas abertas!
Procuro de outras cores!

Tuesday, February 08, 2011

Bolbos de Pleiones


Bolbos de Pleiones à venda na minha loja, prontos a plantar e com flores já a caminho.
Para encomendas envie um email para a loja. Enviamos pelo correio só para Portugal, Açores e Madeira.

Friday, February 04, 2011

Euphorbia milli


Já há algum tempo que andava há procura de uma Euphorbia milli branca pois só encontrava as vermelhas (rosa) iguais a uma que tenho já há bastantes anos.
Entretanto um amigo jardineiro tinha uma e, dado o meu interesse, ofereceu-me uma pequena planta que está num vasinho minúsculo. Coloquei-a em casa com medo que o frio a matasse por ser uma planta tão pequena. Entretanto já cresceram várias folhas e, surpreendentemente, deu esta semana uma pequena flor.
Obriado Carlos!

Wednesday, February 02, 2011

Bulbophyllum ambrosia



Este pequeno Bulbophyllum floriu pela primeira vez. E logo duas flores. É muito bonito. Muito delicado.
São orquídeas originárias da Ásia que gostam de climas tropicais humidos.
O meu está montado num pedaço de cortiça onde é regado com abundância. Está na estufa aquecida, por isso a temperatura mantém-se alta.