Monday, January 31, 2011

Paphiopedilum



Os meus Paphiopedilum este ano não dão flores. Ficaram chateados por os ter mudado de vasos. As plantas estão viçosas mas nada de flores.
Esperamos que para o ano já lhes tenha passado o amuo.
Entretanto vou-me deliciando com alguns que vão aparecendo na loja, como este Paphiopedilum USA (híbrido) que veio em botão e agora abriu numa bonita e grande flor..

Thursday, January 27, 2011

Clivia miniata




E assim, em resposta ao Quiz 7, aqui mostro a minha Clivia miniata.
É uma planta muito interessante e que dá umas flores muito bonitas de cores de várias tonalidades de laranja, desde o vermelho até ao amarelo. Algumas das cores são bastante raras e os exemplares chegam a preços muito elevados. Existem também variações nas cores das folhas, de podem ser verde-escuro ou verde com riscas brancas (variegata).
É originária da África do Sul e o seu cultivo é relativamente fácil no nosso país. A sua reprodução pode ser feita através de sementes ou de filhotes que podem nascer na planta mãe.
Os botões da minha estão agora a começar a escurecer. Quando estiver a floração em pleno, volto a colocar aqui uma foto.

Wednesday, January 26, 2011

Quiz 7


Para acordar deste Inverno frio e rigoroso, deixo-vos uma foto para tentarem identificar.

Alguém sabe que planta está retratada nesta foto??


Anyone knows wich plant we can see in the picture above?

Saturday, January 22, 2011

Cymbidium Dorothy Stockstill 'Forgotten Fruit', AM/AOS

Um dos híbridos de Cymbidium que mais flores produz. As flores são pequenas (3-4 cm) e as hastes são pendentes (em cascata).

São ideais para cultivar no nosso país pois dão-se bem mesmo nas zonas mais frias. Convém utilizar vasos altos ou suportes para vasos para as flores não tocarem no chão.

Este híbrido é uma planta premiada com um Award of Merith pela American Orchid Society.

O meu exemplar está exposto na minha loja, com sete hastes florais. Se estiver interessado numa destas plantas, contacte a minha loja.



Wednesday, January 19, 2011

Conversas com Orquídeas - 29 Janeiro


Saiu já o mais recente número da revista MUNDO DAS PLANTAS & JARDINAGEM onde escrevi um artigo sobre Orquídeas do género PLEIONES. Como vamos receber bolbos destas Orquídeas, vamos também fazer uma pequena palestra sobre estas orquídeas e sobre Orquídeas miniatura (tema do artigo da revista anterior).
A entrada é gratis. Vai ter a duração de cerca de 1 hora. Apareçam!!



Friday, January 14, 2011

A acordar...


Não são só algumas plantas, especialmente as bolbosas, que começam a acordar. Também as Lesmas e caracóis já apareceram nestes dias em que a temperatura subiu um pouco. Foi o suficiente para fazerem estragos, como esta pequenina que se refastelou nesta folha de Dendrobium Nobile.

With the small increase of the temperature that we has last week, not only the bulbs started to rise from the soil. Also small snails woke up and started to do some damage, like this tinny thing in this Dendrobium Nobile's leaf.

Tuesday, January 11, 2011

Monday, January 10, 2011

Colmanara Wildcat 'Green Valley'



É um hibrido muito generoso nas suas florações que são, geralmente, abundantes. É o resultado do cruzamento de uma Odontonia Rustic Bridge com um Odontocidium Crowborough.
Pode florir em qualquer estação, com maior probilidades de acontecer no Inverno. Gosta de Luz e temperaturas médias e é muito fácil de cultivar.

Friday, January 07, 2011

Bromélias

As minhas Bromélias estão felizes e contentes com a humidade e nem se importam com as temperaturas baixas!!




E a Neoregelia Fireball continua imensa e muito bonita! Já a tenho há uns anitos e é a minha favorita!!

Thursday, January 06, 2011

Cymbidium erythraeum


Agora com a haste já quase toda aberta. A planta este ano deu duas hastes florais. Atrás podem ver-se os botões ainda fechados da segunda haste.
Este Cymbidium é muito bonito e de muito fácil floração. Como aguenta bem temperaturas baixas, a planta deve ser mantida no exterior mas em locais protegidos da chuva e das geadas.

Saturday, January 01, 2011

Primeira flor do Ano...


Vi-a assim que acordei e abri os estores da porta do meu quarto, que dá para o jardim. Foi como uma prenda deixada por alguém. Talvez o Inverno a desculpar-se ou o meu jardim a lembrar que, apesar de adormecido, um novo ano vai começar e haverá, com certeza, muitas surpresas!!

Foi a primeira flor nova a abrir este ano. Tem duas hastes florais mas ainda só abriu esta flor.

O seu nome? - Cymbidium erythraeum.

Bom Ano!

Pequena Phalaenopsis pelórica


Desejo a todos um bom Ano Novo!
Que este 2011 nos traga saúde e alegria para podermos continuar a partilhar este hobby que temos em comum: A jardinagem e as plantas!