Monday, November 30, 2009

Em plena floração


Agora em plena floração, com duas hastes cheias de bonitas flores cor-de-rosa.

Thursday, November 26, 2009

Prostechea cochleates



Esta é simplesmente a minha orquídea favorita, tenho várias plantas e vários hibridos e ainda a forma Alba. É muito fácil de cultivar e muito, muito bonita. Não me canso de a admirar, de a fotografar... enfim. Gostos!
Se tiverem curiosidade sobre esta orquídea, podem saber mais consultando a minha página.

Flor do dia: Camélia à Chuva


Wednesday, November 25, 2009

Azevinho

Ilex aquifolium


Por causa da quadra natalícia, começam a aparecer à venda os Azevinhos. Existem bastantes tipos e são muito decorativos, especialmente pelas suas bagas vermelhas.
Eu gosto de plantas com bagas. Esta semana comprei este Azevinho muito barato numa grande superfície. Um cheirinho de Natal no meu jardim.

Tuesday, November 24, 2009

Monday, November 23, 2009

Revista JARDINS Dezembro

Nesta edição, em resposta a alguns pedidos de leitores, escrevo sobre os meus livros favoritos sobre orquídeas. Fica também a sugestão para quem tem amigos orquidófilos e não sabe o que lhes oferecer no Natal.
Boas leituras!

Saturday, November 21, 2009

Algumas suculentas





Tenho vergonha das suculentas do meu jardim.
Não está nada organizado, nada identificado.
Falta-me o tempo para me dedicar a elas.
De momento só as posso admirar!!

Thursday, November 19, 2009

Cymbidium Rosa



Mais um que floriu esta semana e que dá cor à minha sala!
Flores pequenas mas muito redondinhas e bonitas.

Dia de Festa!

Abrir uma encomenda assim, é como encontrar um tesouro.
É sempre dia de festa quando recebemos presentes.
E assim foi, ontem recebi da C. uma caixa repleta de sementes, bolbos e estacas das mais variadas plantas para embelezar o meu jardim e aumentar a minha colecção.
É verdade que o meu jardim é minúsculo para isto tudo - eu devia ter um jardim botânico - mas ver todas estas novidades, algumas das quais eu já procurava há algum tempo, dá uma grande satisfação!

É também para o que serve este blog. Para conhecer novas pessoas e para trocar plantas. Nunca fui daquelas pessoas que gostam de ter tudo só para eles, gosto de partilhar, tanto as plantas como conhecimentos. Já aconteceu perder uma planta por acidente e ir recupera-la num amigo com o qual partilhei essa planta.

É uma das razões por estar aqui.

Wednesday, November 18, 2009

As Hoyas crescem



As hoyas que mandei vir da Alemanha já começaram a dar sinais de vida!

O irmão Paphiopedilum

Este sapatinho é irmão do que coloquei aqui anteriormente e que vai ser oferecido a um amigo.
Das quatro flores, esta foi a que estava com as formas e tamanho melhores.
Falta ainda uma abrir, como podem ver ao fundo nesta foto.

Monday, November 16, 2009

Sem atrasos...


Phalaenopsis Brother Ambo Passion

Esta Phalaenopsis floriu exactamente um ano após a última floração. Isto é, floriu novamente este ano, sem atrasos, em Outubro. Só hoje a fotografei. Gosto das cores fortes. Apesar de não dar muitas flores (1-2 flores por haste), tem 4 hastes o que a deixa muito colorida!

Cursos de Orquídeas

Ontem dei o meu último Curso de Orquídeas deste ano.
Confesso que a perspectiva de ter o Domingo - o meu único dia livre da semana - ocupado com um curso por vezes me deixa desanimado, especialmente nas alturas em que estou mais cansado.
No entanto, no Domingo do curso acordo sempre cheio de energia. É um prazer ver os alunos a chegar e o curso é sempre dado com grande entusiasmo. A energia dos alunos interessados e as orquídeas, tema muito interessante, fazem com que o dia passe num instante e no fim - ontem já era de noite quando terminámos - fico sempre cheio de adrenalina e parece que tinha energia para ficar mais umas horas a falar de orquídeas e outras espécies botânicas que aparecem à conversa!
É sempre um prazer.
Na minha página pessoal já estão marcados alguns cursos para o ano 2010.

Friday, November 13, 2009

Azálea Vermelho-escuro


Antes que a chuva lhe estrague as flores.
A floração tardia é muitas vezes arruinada pela humidade. Chuva e frio provocam geada que queima as pétalas sensíveis.

Wednesday, November 11, 2009

Dente de Leão

Taraxacum officinale


Eu sei que é uma erva-daninha. Mas uma erva-daninha também é uma planta. E estas são tão bonitas. Primeiro com a flor amarela e depois com a bola de sementes.
Adoro-as e não as arranco!

Cactos de Floresta

Schlumbergera bridesii
Os meus Cactos de Floresta estão em flor. Os brancos-rosados já estão no fim, os rosa-alaranjado estão quase a abrir e os Rosa-forte estão no seu melhor. São os tons de Outono pelo meu jardim.

Tuesday, November 10, 2009

Rela (Hyla) Verde


Tenho um habitante na minha estufa que levas as noites a cantar. De vez em quando, quando rego, vejo-a aos saltos entre os vasos. É, com certeza, uma boa ajuda a 'tratar' dos insectos que lá aparecem.

Sunday, November 08, 2009

Livro BROMÉLIAS


Sem grandes pretenções, saiu no nosso país um bonito livro sobre estas maravilhosas plantas, que são as Bromélias. O autor reuniu nas 80 páginas deste livro uma selecção fotográfica muito boa, de sua autoria, da sua colecção de plantas desta família - Bromeliaceae.
As fotografias, tanto das plantas como das flores de cada espécie representada, permitem-nos uma boa identificação das mesmas.
O conceito deste manual fotográfico também nos permite partilhar as fotos, pois algumas páginas podem ser destacadas para outros usos.
Um bom presente para a quadra natalícia que se aproxima.



Fotos de duas páginas interiores.

Pode comprar o livro BROMÉLIAS aqui.

Tillandsia dyeriana


Uma oferta do autor do livro BROMÉLIAS, uma Tillandsia dyeriana, uma das poucas Tillandsias terrestres. Gostei muito!
Para comprar o livro BROMÉLIAS, visite a minha loja.

Saturday, November 07, 2009

Flor do dia: Brassocattleya Pastoral

Brassocattleya Pastoral 'Innocence' FCC/AOS

Muito boa para florir. Tenho 3 hastes florais. Cada uma com duas enormes e perfumadas flores brancas. As fotos não são as melhores mas vou tentar tirar mais. O único inconveniente é o tamanho da planta - é enorme!

Friday, November 06, 2009

Thursday, November 05, 2009

Physalis angulata



Na Primavera passada um amigo ofereceu-me uma pequena planta. Sem saber o que era, plantei-a num vaso maior e coloquei-a no jardim.
Rapidamente cresceu, se dividiu em três ramos e começou a dar umas pequenas flores amarelas. E depois frutos. Vi então que era uma Physalis. Os frutos são um pouco ácidos, mas saborosos. Levou o Verão a dar frutos e continua ainda no Outono. Tenho sempre um ou dois para comer sempre que rego o jardim!!
A planta em si também é muito bonita, cheia de balõesinhos que encerram dentro um fruto saboroso.
Para saber mais pode ler aqui.

Tuesday, November 03, 2009

Flor do dia: Phal. pulcherrima 'Aida Blue'

Uma Phalaenopsis muito generosa nas suas florações. Já é a terceira vez que dá flores na minha casa. As flores são pequenas (2-3 cm) mas a sua cor entre o rosa e o lilás torna-a especial.

Monday, November 02, 2009

Forçando Narcisos


Forçar narcisos a florir é bastante fácil. Necessitamos de um recipiente sem quaisquer furos de drenagem porque os nossos bolbos vão crescer num meio com muita humidade.

Enchemos metade do recipiente com cascalho ou outro material inerte a gosto (leca, contas de vidro, berlindes, pedras roladas, gravilha pintada, etc) e colocamos os bolbos com a extremidade de crescimento virada para cima. Devemos encher o recipiente com bolbos desde que estes não fiquem encostados uns aos outros pois podem apodrecer se isso acontecer. Enchemos o resto do recipiente com o mesmo material de modo a que só a pontinha dos bolbos fique a 'espreitar' fora do vaso. De seguida enchemos o recipiente de água até à base dos bolbos de maneira a que estes nunca toquem na água.

Devem colocar-se num local fresco e escuro para estimular o enraizamento. Todas as semanas vemos a evolução dos bolbos. Passadas 6 a 8 semanas os bolbos estão bastante enraizados e já a nascer. Devem então ser colocados no interior das nossas casas, num local mais quente, para estimular a floração. E assim podemos ter, fora de época, narcisos floridos em nossas casas.

Os melhores narcisos para floração forçada são os Narcisos 'Paper white' e 'Tête-à-tête'. O mesmo método pode ser utilizado também com Jacintos, Íris e Hipeastrum.

Forçando Jacintos


Os meus Jacintos forçados em água já estão, passada uma semana, a enraizar.

Queria ter arranjado uns bolbos maiores mas parece que este ano os Jacintos andam mirraditos!

Sunday, November 01, 2009

Flor do dia: Pelatantheria


Bonita micro-orquídea. A flor mede cerca de 7-8mm e tem um labelo muito bonito com uns filamentos encaracolados! Lindíssima. É a segunda floração cá em casa.
Comprei-a como Pelatantheria insectifera mas julgo que seja a Pelatantheria bicuspidata ou a P. stenoglossa.
Seja como for, esta orquídea da família das Vandaceae é muito linda.

Sempre-vivas





Alguns exemplares da minha colecção de Sempervivum.